Imap descarta a contaminação de igarapé em Pedra Branca do Amapari





Os núcleos de Análises Químicas, Recursos Hídricos e de Monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) realizaram uma investigação referente a suspeita de contaminação no Igarapé Bueiro do Recanto da Pedra, localizado na entrada do município de Pedra Branca do Amapari.

O gerente do Núcleo de Análises Químicas (NAQ), Allan Maciel, informou que as denúncias foram protocoladas no instituto ambiental, “pela Promotoria de Justiça do município de Pedra Branca por meio do Ministério Público Estadual,” disse.

A equipe do Imap se deslocou até o local para averiguar a solicitação. Segundo o gerente do NAQ, foram coletadas as amostras de água de dois pontos do rio para análise de coliformes.

Além das coletas de água, também foram feitas as medições de alguns parâmetros, utilizando a sonda multiparamétrica – instrumento à prova d’água capaz de medir vários parâmetros da água como pH, condutividade, sólidos totais dissolvidos, oxigênio dissolvido e temperatura. “Os resultados medidos in loco através da sonda não apontaram valores em desacordo com a legislação,” informou Allan Maciel.

As amostras da água também foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública-Lacen, para as análises de coliformes que pudessem atentar qualquer tipo de contaminação por efluentes sanitários. O relatório final está sendo consolidado e será encaminhado para as autoridades.

 

Comunicação Imap

Mônica Costa


Autor:
Publicado em 28/11/2016 16:26:25